Carnaval acessível: onde aproveitar a folia em 2024?
fev 05, 2024admin0 comentários
Muito além de uma celebração cultural, o Carnaval é, acima de tudo, uma oportunidade para promover a igualdade e a diversidade. Dos desfiles grandiosos nos sambódromos às animadas ruas onde os blocos desfilam, tornar cada aspecto do Carnaval acessível é imprescindível para que todos desfrutem desse feriado que reflete a alegria do Brasil.
Com a aproximação dessa data, selecionamos opções imperdíveis para quem deseja desfrutar da folia em todo o Brasil. Então, como a acessibilidade é nossa prioridade, é claro que nossa seleção listaria as opções mais inclusivas, desde os desfiles de rua até os Sambódromos.
Quer conferir as opções e já se organizar para aproveitar a maior festa popular do mundo? Continue a leitura e confira!
Carnaval acessível no Rio de Janeiro
O Carnaval do Rio de Janeiro é inegavelmente uma festa que transcende barreiras, celebrando a diversidade e a alegria em todas as suas formas. Nas ruas da cidade maravilhosa ou nos desfiles majestosos do Sambódromo há opções igualmente interessantes para todos. Confira:
Bloco Abraces (Associação Brasileira de Cegos e Surdos): desfila no dia 4 de fevereiro, às 14h, na Rua Constante Ramos, em Copacabana.
Bloco Loucura Suburbana: desfila no dia 8 de fevereiro, às 16h, na Rua Ramiro Magalhães, no Engenho de Dentro.
Bloco Tá Pirando, Pirado, Pirou: desfila no dia 4 de fevereiro, às 14h, na Avenida Pasteur, em Botafogo.
Bloco Senta Que Eu Empurro: desfila no dia 9 de fevereiro, às 16h, no Largo do Machado
Bloco Gargalhada: desfila no dia 11 de fevereiro, às 14h, no Blvd 28 de setembro, em Vila Isabel.
Bloco Sargento Pimenta: desfila no dia 12 de fevereiro, às 8h, na Avenida Infante Dom Henrique, na Glória
Bloco Dinossauros Nacionais: desfila no dia 12 de fevereiro, às 10h, no Largo de São Francisco de Paula, no Centro
Setor 13 da Marquês de Sapucaí: a prefeitura disponibilizou umespaço, com 3 mil ingressos gratuitos, especialmente designado para garantir que pessoas com deficiência possam desfrutar plenamente dos desfiles das escolas de samba. Em resumo, o espaço conta com dez banheiros adaptados, uma área de alimentação acessível e rampas. Além disso, uma equipe de 12 profissionais treinados estará presente para auxiliar pessoas com diversas deficiências.
Embaixadores da Alegria: a primeira e única escola de samba do mundo voltada para pessoas com deficiência, desfila na Marquês de Sapucaí, abrindo o desfile das Campeãs, no dia 17 de Fevereiro.
Carnaval acessível em Belo Horizonte
O Carnaval de Belo Horizonte é uma festa que reflete inegavelmente a diversidade e a cultura da capital mineira. Nessa celebração de cores, ritmos e tradições, a acessibilidade é uma prioridade, garantindo assim que todos os foliões aproveitem plenamente a folia. Confira como:
Bloco Todo Mundo Cabe no Mundo: desfila no dia 11 de fevereiro, às 10h30, na Rua Piauí, 631, em Santa Efigênia.
Forro Cabra Cega: 3 de fevereiro, às 12h, na Rua Marmore, 184, em Santa Tereza
Bloco Baianas Ozadas: 3 de fevereiro, às 17h30, na Avenida Afonso Pena, em Santa Efigênia
Carnaval acessível em São Paulo
Assim como o Rio de Janeiro, o Carnaval de São Paulo é uma festa vibrante que não deixa ninguém de fora da folia. Com uma variedade de iniciativas inclusivas, a cidade oferece opções para que pessoas com deficiência participem plenamente da festa, garantindo que a diversão não tenha fronteiras. Confira as opções:
Samba com as mãos: A parceria entre a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo trouxe para o Carnaval de 2024 a 8ª edição do projeto “Samba com as Mãos”. Com essa iniciativa, os sambas-enredo das escolas dos grupos Especial e de Acesso I são traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), incluindo assim a comunidade surda e com deficiência auditiva na folia paulistana.
Desfiles com audiodescrição: a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) disponibilizará em suas redes sociais a audiodescrição de desfiles diretamente do sambódromo, permitindo dessa forma que pessoas com deficiência visual de todo Brasil possam acompanhar todos os detalhes dos desfiles realizados no Sambódromo do Anhembi.
Carros de som com intérpretes de Libras: durante todo o desfile, todas as escolas de samba dos Grupos Especial e Acesso I terão, ao lado da ala musical, intérpretes da Língua Brasileira de Sinais.
Acessibilidade física no Sambódromo: pessoas com deficiência também terão um lugar garantido para assistir a todo o espetáculo com conforto no Anhembi. Tanto pessoas com deficiência quanto seus acompanhantes têm à disposição ingressos pela metade do valor.
Carnaval acessível em Pernambuco
O Carnaval de Pernambucoé uma celebração única que une tradição, cultura e muita alegria em uma festa que acolhe a todos. Recife e Olinda se destacam na folia inclusiva e oferecem diferentes iniciativas para garantir que pessoas com deficiência também possam desfrutar plenamente do Carnaval pernambucano. Confira:
Rei e Rainha com deficiência do Carnaval 2024: a 3ª edição do concurso elegeu Roberto Luiz da Silva e Luzia Eduarda Santos como vencedores. Além do prêmio de R$5 mil, eles terão uma agenda especial ao longo do Carnaval.
Folia inclusiva no Marco Zero: de 8 a 13 de fevereiro, um espaço acessível em frente ao palco, intérpretes de Libras e audiodescritores garantirão a inclusão durante a folia carnavalesca.
Inclusão além do Marco Zero: Todos os palcos do Carnaval do Recife oferecerão acessibilidade. Na rua do Observatório, a Central do Carnaval terá tradutores de Libras e cardápios em braile na arena gastronômica.
Rota acessível: usuários de cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida terão acesso às vans do PE Conduz gratuitamente durante o Carnaval. O embarque ocorre em frente à estação do BRT Cais do Apolo, e o desembarque na Avenida Alfredo Lisboa.
Acessibilidade para acompanhar o Galo da Madrugada: o Camarote da Acessibilidade no Pátio do Carmo, disponibilizará 200 ingressos para que foliões com deficiência e acompanhantes curtam o Galo da Madrugada, no dia 10 de fevereiro, das 8h às 17h.
Camarote da Acessibilidade: com visão privilegiada, lanches e banheiros inclusivos, o camarote em Olinda estará disponível entre 10 e 13 de fevereiro, na Avenida Liberdade, Praça do Carmo, das 8h às 16h.
Vans acessíveis direto para o camarote da acessibilidade: as vans responsáveis pelo deslocamento na folia no Camarote da Acessibilidade de Olinda sairão do Complexo de Salgadinho, abaixo do viaduto, e em frente à Delegacia do Varadouro.
Carnaval acessível de Salvador
Atualmente, a capital baiana reúne pessoas de todo o país para celebrar a maior festa do mundo. E uma celebração grandiosa como a soteropolitana não poderia deixar ninguém de fora. Por isso, a inclusão e a acessibilidade se confirmam como valores fundamentais, garantindo que todos os foliões possam participar plenamente da folia. Confira como:
Camarote Acessível: foliões com deficiência que desejem aproveitar a folia em Salvador têm à disposição camarotes gratuitos localizados nos circuitos de Campo Grande, Piedade e Ondina. Nos espaços, é possível assistir aos desfiles dos trios elétricos e se divertir com conforto e segurança.
Agora que você já conhece algumas das melhores opções para aproveitar o Carnaval ao redor do Brasil, boa folia!
A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 8 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade ou dificuldade específica para navegar na web.